Powered By Blogger

sábado, 25 de setembro de 2010

A implantação do marxismo-leninismo na Rússia: a construção do modelo soviético

No ano de 1917 a Rússia ainda era um Império, chefiado pelo czar Nicolau II. Porém já desde há alguns anos que o povo tentava organizar uma revolução com o objectivo de retirar o czar do poder. A primeira tentativa teve lugar em Sampetersburgo, no ano de 1905. Foi uma tentativa falhada, dado que as tropas do czar foram mandadas disparar contra a mulidão que se tinha juntado em frente ao Palácio de Inverno. Houve inúmeros mortos e esse dia ficou conhecido como "O Domingo Sangrento".
Já em 1917 o, ainda, Império, vivia num ambiente de constantes tensões sociais e políticas. Os camponeses, tal como os operários e mesmo a burguesia e a nobreza liberal estavam descontentes com as incompetências do czar.O povo vivia numa situação extremamente difícil, pois não tinha quaisquer condições para a sobrevivência e os preços do pão subiam cada vez mais. Estes desejavam que o czar "concedesse uma Constituição", a qual o czar recusou. Foi aí que começaram as grandes manifestações e greves da parte dos camponeses e dos operários. Estes últimos, reuniram-se numa assembleia popular que era denominada como o "Soviete", com o objectivo de retirar o czar do poder. A dada altura os próprios militares que foram mandados para acalmar a multidão juntaram-se aos manifestantes e encorajaram-nos. Ao aperceber-se da gravidade da situação, o czar abdicou dos seus poderes e desta forma o Império Rússo viu o seu fim.
Foi instalado um Governo Provisório que estava empenhado na instauração de uma democracia parlamentar, mas que por outro lado não retirou o país da guerra( Primeira Guerra Mundial).
Aproveitando-se da situação, surge um grande apoiante do povo, o Lenine. Lenine era um grande defensor do marxismo e assim tornou-se chefe dos bolcheviques. Este não queria de maneira nenhuma apoiar o Governo Provisório, pois queria um governo revolucionário. Lenine defendia que toda a produção social devia ser controlada pelos próprios operários. Foi Lenine o fundador do comunismo, e o seu objectivo era que este sistema tomasse uma iniciativa internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário