Powered By Blogger

sábado, 25 de setembro de 2010

A implantação do marxismo-leninismo na Rússia: a construção do modelo soviético

No ano de 1917 a Rússia ainda era um Império, chefiado pelo czar Nicolau II. Porém já desde há alguns anos que o povo tentava organizar uma revolução com o objectivo de retirar o czar do poder. A primeira tentativa teve lugar em Sampetersburgo, no ano de 1905. Foi uma tentativa falhada, dado que as tropas do czar foram mandadas disparar contra a mulidão que se tinha juntado em frente ao Palácio de Inverno. Houve inúmeros mortos e esse dia ficou conhecido como "O Domingo Sangrento".
Já em 1917 o, ainda, Império, vivia num ambiente de constantes tensões sociais e políticas. Os camponeses, tal como os operários e mesmo a burguesia e a nobreza liberal estavam descontentes com as incompetências do czar.O povo vivia numa situação extremamente difícil, pois não tinha quaisquer condições para a sobrevivência e os preços do pão subiam cada vez mais. Estes desejavam que o czar "concedesse uma Constituição", a qual o czar recusou. Foi aí que começaram as grandes manifestações e greves da parte dos camponeses e dos operários. Estes últimos, reuniram-se numa assembleia popular que era denominada como o "Soviete", com o objectivo de retirar o czar do poder. A dada altura os próprios militares que foram mandados para acalmar a multidão juntaram-se aos manifestantes e encorajaram-nos. Ao aperceber-se da gravidade da situação, o czar abdicou dos seus poderes e desta forma o Império Rússo viu o seu fim.
Foi instalado um Governo Provisório que estava empenhado na instauração de uma democracia parlamentar, mas que por outro lado não retirou o país da guerra( Primeira Guerra Mundial).
Aproveitando-se da situação, surge um grande apoiante do povo, o Lenine. Lenine era um grande defensor do marxismo e assim tornou-se chefe dos bolcheviques. Este não queria de maneira nenhuma apoiar o Governo Provisório, pois queria um governo revolucionário. Lenine defendia que toda a produção social devia ser controlada pelos próprios operários. Foi Lenine o fundador do comunismo, e o seu objectivo era que este sistema tomasse uma iniciativa internacional.

A difícil recuperação económica da Europa

Com o fim do conflito( a Primeira Guerra Mundial), a Europa encontrava-se completamente arruinada, pois teve imensas perdas tanto a nível material como a nível demográfico.
O seu principal apoio, eram os EUA, dado que estes ajudaram bastante o continente europeu a recuperar depois de uma fase devastadora. Desta forma, a Europa, acumulou uma imensa quantidade de dívidas para com os americanos, pois a situação económica do continente estava com grandes dificuldades em melhorar.
Contudo, devido à circulação de uma grande quantidade de moeda e por outro lado de uma produção que estava muito atrasada, provocou-se uma desvalorização monetária, e desta maneira deu-se uma grande subida dos preços.
Como consequência, em 1920, na Europa, instalou-se uma inflação crescente.
"A procura acrescida e a influência monetária explicam a alta dos preços...", diz Henri Morsel na sua obra "Histoire économique et sociale du monde". 
Apenas nos EUA a massa monetária tinha relação com a reserva de ouro que estes gurdavam nos seus bancos. Por essa razão, estes decidiram ajudar o continente europeu que estava numa situação gravíssima. Os EUA emprestavam dinheiro à Europa, porém esta depois tinha que pagar juros, e desta forma os americanos ficavam a ganhar. Porém, ao ajudar a Europa a desenvolver-se, a América não observou que havia uma menor necessidade da parte dos europeus de importar valores materiais, ou seja, os estes não notaram que começou a diminuir a procura externa e continuaram a produzir em grandes quantidades, que a dada altura os levou a uma crise( 1920-21) violenta, mas que ultrapassaram rapidamente.
Após terem ultrapassado a breve crise, os EUA continuaram a emprestar dinheiro aos vários países da Europa, tal como à Alemanha,para esta pagar as suas dívidas para com os países vencedores da Primeira Guerra(França e Inglaterra) que por sua vez ficavam em dívida com a América.
Como consequência instalou-se a nível mundial o capitalismo liberal controlado pela primeira potência mundial(EUA).

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Sociedade das Nações(SDN)

A SDN entrou em vigor a partir de 1 Janeiro de 1920. Esta era destinada a melhorar a cooperação entre os povos, a promover o desarmamento e a resolver os litígios de forma pacífica. A sua sede foi fixada em Genebra. Contudo, nem todos os estados acederam à SDN mas apenas nove que formaram o Conselho, que estava encarregado de gerir os conflitos que ameaçassem a paz. Foi também criado o Secretariado, o Tribunal Internacional de Justiça, o Banco Internacional, a Organização Internacional do Trabalho e a Comissão Permanente dos Mandatos. Nem a Alemanha, nem a Rússia Soviética foram chamadas a colaborar na SDN dado que a Alemanha era acusada de ter sido responsável pela guerra e a Rússia vivia num sistema socialista que pretendia espalhar por todo o território europeu. A Rússia tinha-se tornado um obstáculo para a Europa  e desta forma a Alemanha foi deixada em esquecimento. O país aproveitou a dada situação para recuperar da situação miserável em que se encotrava  e desta forma se desenvolveu, mais tarde, o sistema Nacional-Socialista, com Adolfo Hitler como chanceler. Por outro lado, a SDN não resultou também porque não teve a aprovação dos EUA pois estes queriam proteger-se politica e economicamente.

As transformações das primeiras décadas do século XX

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, no dia 11 de Novembro de 1918, seguiram-se consequências que mudaram para sempre o rumo da história da Humanidade.
Após o fim da guerra, teve lugar a Conferência de Paz, em Janeiro de 1919, em Paris, onde apenas compareceram os países vencedores. A mensagem constituida por 14 pontos, do presidente dos EUA, serviu de base para as negociações. Obviamente, esta mensagem continha dados pontos onde as vantagens que a América iria tirar em seu proveito eram descritas, porém de uma forma "indirecta".
Apesar da dificuldade em obter consensos, surgiram os acordos de paz a partir de 1919. Um destes é conhecido como o Tratado de Versalhes onde a Alemanha, país derrotado, é basicamente excluida do territorio europeu, ou seja, são-lhe impostas tantas obrigações e penalizações face aos países vencedores que esta facilmente chegara ao ponto de total miséria.
Após este acontecimento a nível mundial, uma nova geografia política aparecerá. Foram criadas novas fronteiras entre os países, muitos destes ganharam a sua independência( tal como a Áustria, a Hungria, a Finlândia, entre muitos outros). Já os países vencedores ganham novos territórios que rapidamente serão utilizados por estes em seu proveito.
Tal como já referi, a Alemanha foi o país que mais sofreu as consequências da guerra, pois foi considerada responsável por este conflito. Esta teve que aguentar, por assim dizer, com as penalizações que lhe foram impostas. Estas penalizações eram extremamente a nível financeiro, ou seja, a Alemanha era obrigada a pagar todos os prejuízos causados e todos os estragos feitos nos territórios vizinhos.
Com isto tudo, a partir de 1920, a principal potência mundial tornam-se os EUA, onde dominava o sistema capitalista. Foi esta que emprestou fontes financeiras à Alemanha e à Inglaterra(que por sua vez emprestou aos franceses) para que estes podessem melhorar a situação devastadora presente em cada um destes países.